quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reabilitação:

Há vários tipos de cenários em que o tratamento pode ocorrer. Os hospitais costumam funcionar como instalações para reabilitação, tratando as pessoas que vêm ao pronto-socorro com overdose de drogas. Embora esse tratamento em geral não tenha longa duração, alguns hospitais oferecem programas de tratamento com maior duração e aprofundamento. As reabilitações podem assumir aparências distintas, indo de um local bem clínico a um spa de luxo, e todas as outras possibilidades entre essas duas. O que a maioria das instituições de tratamento tem em comum, porém, é o fato de que são divididas pela duração e tipo do serviço que oferecem, assim como o projeto terapêutico que ela utiliza no tratamento de seus dependentes.

O tratamento em geral é interno, externo ou de internação parcial.

Tratamento interno: O dependente recebe cuidados 24 horas por dia, sete dias por semana. A reabilitação interna pode ser de curto (normalmente 28 dias) ou longo prazo (seis meses ou mais). O tratamento interno de longo prazo inclui a ressocialização, processo no qual os pacientes aprendem a se comportar como um membro da sociedade, retomando um comportamento normal.

Tratamento externo: Ocorre com visitas. Nesse cenário, o paciente vai à instituição de reabilitação para participar dos grupos de apoio e recebe medicamentos e acompanhamento psicológico e do consultor em Dependência química. No tratamento externo, o paciente geralmente segue sua vida normalmente e dorme em casa.

Internação parcial: Uma combinação dos tratamentos interno e externo. O dependente recebe tratamento durante o dia e vai para casa à noite. Esse tipo de tratamento lembra o dia normal de trabalho das 8h às 18h que a maioria das pessoas tem, mas, em vez de ir ao local de trabalho, o dependente vai à reabilitação.
Motivos que levam a procura:


- Problemas pessoais e sociais
- influências de amigos, traficantes, assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas.
- sensação imediata de prazer que produzem.
- a facilidade de acesso e obtenção.
- desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades.
- estimular.
- acalmar.
- ficar acordado ou dormir.
- emagrecer ou engordar.
- esquecer ou memorizar.
- fugir ou enfrentar.
- aliviar dores, tensões, angustias, depressões.
- aguentar situações, difíceis, privações e carências.
- encontrar novas sensações, novas satisfações.
- para parecer adulto (a droga é vista como símbolo de maturidade)
- para fugir ao domínio dos pais e parentes (a droga é vista como facilitadora do processo)
- para ser aceito pelo seu grupo de amigos
- para fugir do estresse
- para rebelar-se contra o sistema em que vive
- para aumentar sua capacidade de aprender.

Efeitos das drogas em nosso organismo

                                   Efeito das drogas em nosso organismo:


Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.
Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais consequências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.
É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo e impedindo que o rendimento do organismo seja comprometido.


As cracolândias no Brasil:


Tipos de drogas ilícitas

                                                      Tipos de drogas ilícitas:

Cocaína - A cocaína é uma droga psicoativa que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais bastante significativas. A mesma é extraída da folha seca da coca, e se consumida por muito tempo, ocasiona danos cerebrais e diversos problemas de saúde.
Devido aos efeitos de euforia e prazer que a cocaína proporciona, as pessoas são seduzidas a utilizá-la para vivenciar sensações de poder, entretanto tais efeitos têm pouca duração. Logo o individuo entra em contato com a realidade, aspecto que desperta uma grande ansiedade em poder utilizá-la novamente.
Aceleração ou diminuição do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação ou diminuição da pressão sanguínea, calafrios, náuseas, vômitos, perda de peso e apetite são alguns dos efeitos biológicos da cocaína.



Ecstasy - O MDMA é uma droga sintética e psicoativa com propriedades estimulantes e alucinógenas. Popularmente é também conhecida como ecstasy e droga do amor. Primariamente usada em boates e raves, está sendo cada vez mais usada em vários outros círculos sociais.
O MDMA é usualmente ingerido na forma de pílula, mas alguns usuários fazem uso por inalação, injeção, ou supositório.
O ecstasy é neurotóxico. Além disso, em altas doses pode causar aumento agudo da temperatura corporal (hipertermia maligna), o que pode levar a lesão muscular e insuficiência dos rins e sistema cardiovascular. Foi demonstrado que o MDMA causa lesão cerebral, afetando os neurônios.
Entre os distúrbios psicológicos podemos citar: a confusão, a depressão, os distúrbios do sono, a ansiedade grave e paranóia. E os problemas físicos podem incluir a tensão muscular, náuseas, visão borrada, desmaio, calafrio ou sudorese. O uso dessa droga também tem sido associada com um aumento na freqüência cardíaca e pressão arterial, o que é especialmente perigoso para pessoas com doença circulatória ou cardíaca.
 


 Heroína - Heroína é uma droga que leva a dependência facilmente. É uma droga processada da morfina e apresentada como um pó branco ou marrom.
O abuso da heroína está associado com graves problemas físicos, incluindo overdose fatal, aborto espontâneo, colapso venoso e doenças infecciosas, incluindo HIV/AIDS e hepatite. Complicações pulmonares, incluindo vários tipos de pneumonia, podem resultar da condição de saúde precária do usuário, assim como do efeito depressor da heroína na respiração.
Além dos próprios efeitos da heroína, a droga pode conter aditivos que não se dissolvem bem e resulta em obstrução dos vasos sanguíneos dos pulmões, fígado, rins ou cérebro. Isso causa infecção ou mesmo a morte de parte desses órgãos vitais.
      
 


Inalantes - Os inalantes são substâncias químicas voláteis que produzem efeitos psicoativos. Uma variedade de produtos usados no ambiente doméstico e no trabalho contém substâncias que podem ser inaladas. Muitas pessoas não vêem produtos como tintas spray, colas, e fluidos de limpeza como drogas porque nunca tiveram a intenção de usá-los para obter um efeito intoxicante, entretanto crianças e adolescentes tem acesso fácil a esses produtos e estão entre o grupo de maior risco de abuso dessas substâncias extremamente tóxicas.Dentre as substâncias inalantes encontram-se os solventes (thinner, removedores, fluidos de limpeza, gasolina, cola) e gases (butano, propano, aerossóis, gases anestésicos, etc).Quase todos os inalantes produzem efeitos similares aos anestésicos, que agem diminuindo as funções do organismo. A intoxicação usualmente dura apenas alguns minutos. Entretanto, alguns usuários apresentam o seu efeito por muitas horas pela inalação repetida. Inicialmente, os usuários podem sentir um efeito estimulador e inalações sucessivas podem os tornar menos inibidos e com menos controle. Se usado continuadamente, pode provocar a perda de consciência.Estes produtos podem induzir diretamente a parada cardíaca e morte dentro de poucos minutos de uma única sessão de uso prolongado. Altas concentrações de inalantes podem também causar morte por sufocação por deslocar o oxigênio dos pulmões. Deve-se estar atento mesmo para o uso de aerossóis e produtos voláteis para seus fins legítimos (como pintura, limpeza, etc), que deve ser feito em ambientes bem ventilados, para evitar seus efeitos prejudiciais.
O abuso crônico de solventes pode causar danos graves ao cérebro, fígado e rins.





Maconha - O principal composto químico ativo da maconha é o THC (delta-9-tetrahidrocanabiol) e é o responsável pelos efeitos da maconha no sistema nervoso. Quando o indivíduo fuma a maconha, o THC rapidamente passa dos pulmões para o sangue, que o carrega para todo o organismo, incluindo o cérebro.
Ao contrário do que alguns pensam, a maconha pode trazer grandes problemas para a vida e saúde do indivíduo. Os efeitos a curto prazo do uso da maconha incluem problemas com memória e aprendizado; percepção distorcida; dificuldade em pensar e resolver problemas; perda da coordenação; e aumento da freqüência cardíaca. Pesquisas têm demonstrado que o uso da maconha a longo prazo causa algumas mudanças no cérebro semelhantes aos vistos no abuso de outras drogas consideradas mais "pesadas".Alguns efeitos adversos na saúde causados pela maconha podem ocorrer devido o THC prejudicar a habilidade do sistema imune de lutar contra infecções e câncer. Depressão, ansiedade, e distúrbios da personalidade também estão associados com o uso da maconha. Devido ao efeito prejudicial na habilidade de aprendizado e memória, quanto mais a pessoa abusa da maconha, mais propensa ela será de ter um declínio de suas atividades intelectuais, de trabalho e sociais.O abuso prolongado da maconha pode levar a dependência em algumas pessoas, fazendo com que a pessoa use compulsivamente a droga mesmo com seus efeitos danosos na família, trabalho, escola, e atividades recreacionais.



Crack - Deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos.O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre. O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco. Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais.


O que são drogas ilícitas

                                                      O que são drogas ilícitas:

As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Algumas substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras oa sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades.


Introdução


                                                                    Introdução:

Em nosso trabalho iremos falar sobre as drogas ilícitas. Levando assim nossos professores e colegas a entenderem algumas coisas que não são nas casas, escolas e palestras bem esclarecidas. Atualmente não se ouve falar em outra coisa. Nos canais de televisão, rádio, e Internet, estão com ênfase no tema drogas, que cada dia faz milhares de vítimas em todo o mundo. O problema já está fora de controle, observando que jovens cada vez mais cedo estão se envolvendo com as drogas, por que no dia de hoje não basta somente a prevenção, mas seria mais conveniente trabalhar os motivos que levam pessoas a se tornarem usuários e como essas pessoas com bastante tempo de uso de drogas se tratam. Que estrutura a família deve oferecer ao seu ente ou deveria ter oferecido antes de envolvimento com drogas, e quais as idades mais atingidas e os principais motivos que levam ao uso. De ante-mão queremos esclarecer que as drogas não estão necessariamente ligadas a pobreza, e sim ao lado emocional das pessoas. Tanto perda de algum parente próximo,falta de estrutura familiar ou ate mesmo como uma forma rebelde de querer chamar a atenção.